logoHomeInferior

CAPA

A Questão Ambiental está, cada vez mais, inserida nas atividades relativas ao sistema produtivo e à administração das organizações. É quase impossível, hoje, dissociar as variáveis ambientais das decisões que envolvem o nosso dia a dia. Nas empresas, a competitividade é determinante para sua sobrevivência no mercado e o meio ambiente tornou-se um fator essencial para o seu alcance. As informações sobre os custos ambientais existentes e as oportunidades de ganhos no gerenciamento de seus processos bem como na racionalização do uso de recursos naturais e energia são elementos fundamentais para a gestão estratégica das empresas. Por outro lado, as instituições públicas precisam nortear, regular e administrar o meio ambiente como patrimônio de todos, na busca da sustentabilidade. O Curso GA vem contribuir para a formação de profissionais interessados em trabalhar na área ambiental e para o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais que já trabalham nesta área, fundamental para o futuro da humanidade.

O Curso de Especialização em Gestão Ambiental― GA (lato sensu) oferecido pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (POLI/UFRJ), desde o ano de 2000, tem contribuído para a formação de centenas de profissionais interessados em trabalhar na área ambiental, assim como para o aperfeiçoamento e atualização dos interessados nessa área, essencial para o futuro da humanidade. A 26ª Turma terá seu inicio em 09 de janeiro de 2021. De acordo com a Resolução CPEG 07/2020 de 03 de julho de 2020, que determina providências temporárias para ensino de Pós-Graduação lato sensu em tempos de pandemia, as aulas serão ministradas de forma 100% remotas.

informações

  • GA e UFRJ: O Curso de Especialização em Gestão Ambiental (GA) é um curso de pós-graduação da UFRJ e atende integralmente aos requisitos regulamentares estabelecidos pela Resolução 02/2009, de 04 de dezembro de 2009, do Conselho de Pós-Graduação (CEPG), que dispõe sobre a criação, organização, regime didático e atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso GA encontra-se autorizado através do processo nº 005474/00-86.

DEPOIMENTOS

1BOTÃO 2

5

incrição 3incrição 2

Para mais informações entre em contato através de:

Telefones: (21) 99644-1450 e (21) 96596-7792               E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente - Escola Politécnica da UFRJ
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ. Cidade Universitária. Rio de Janeiro

NOTA! O GP terá uma nova turma em março de 2021, em breve mais informações!

Apresentação: A concepção do curso visa suprir a demanda de profissionais por especialização na área Portuária, trazendo sólidos conhecimentos teóricos e práticos. Esses profissionais deverão, a partir das aulas ministradas, desenvolver uma visão sistêmica dos Portos e de toda área portuária, hoje inserida no contexto econômico do Brasil e do mundo. O desenvolvimento da capacidade profissional de entendimento, modelagem e implantação de novos projetos no campo portuário é uma necessidade concreta para todas as empresas ligadas ao setor, uma vez que este é um pré-requisito para a melhoria de suas posições competitivas. Nesse cenário, o investimento em formação e desenvolvimento de recursos humanos qualificados em Gestão Portuária faz-se totalmente necessário e indispensável.

Objetivo: O objetivo geral é fornecer ao profissional com atuação na área ou recém-formado uma visão integrada, mas também especializada, da atividade portuária e seus instrumentos para uma boa gestão. Objetivos associados que merecem destaque são:

  • Acelerar o processo de especialização do profissional;
  • Aproximar as relações universidade com os setores dinâmicos da economia;
  • Capacitar profissionais nos processos de gestão do dia adia operacional do porto, mas também, com uma visão integrada de projeto;
  • Contribuir para o aumento sistemático da eficiência do setor portuário brasileiro.

Carga horária: 360 horas-aula

Coordenação: Prof. Gilberto Olympio Mota Fialho e Afonso Augusto Magalhães de Araujo - Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente - Escola Politécnica da UFRJ

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ. Cidade Universitária. Rio de Janeiro

O conteúdo é abordado em formato de módulos didaticamente encadeados. Ainda que os módulos sejam independentes, ou seja, quase autocontidos, os coordenadores do curso atuam nas aulas e com exercícios práticos, em módulos – chave, construindo assim um conhecimento sólido e integrado. Os dez módulos são:

• Módulo 1 – Logística integrada de transportes • Módulo 2 – Terminais e sistemas intermodais de transportes
• Módulo 3 – Operação de portos e terminais • Módulo 4 – Manutenção dos equipamentos de movimentação de cargas
• Módulo 5 – Planejamento de portos e terminais • Módulo 6 – Infraestrutura portuária
• Módulo 7 – Saúde segurança e meio ambiente • Módulo 8 – Legislação de portos e terminais
• Módulo 9 – Gestão da qualidade • Módulo 10 – Metodologia da pesquisa científica

Clique AQUI para mais informações.

 

Informações
Secretaria DRHIMA
Telefone: 3938-7998
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

NOTA! O CEESA terá uma nova turma em março de 2021, em breve mais informações!

Objetivo: O Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRJ (CEESA) tem como objetivo discutir e aplicar conceitos e práticas de natureza científica e tecnológica, capazes de permitir a formação especializada e mais avançada de profissionais já graduados, para um melhor desempenho na elaboração, análise e acompanhamento de planos, estudos e projetos no âmbito da engenharia sanitária e ambiental.

Carga horária: 360 horas-aula

CEESA e UFRJ: O CEESA é regulamentado pelo que define o regimento interno da UFRJ, especificamente a Resolução CEPG nº2 (4/12/09), e que dispõe sobre a criação, organização, regime didático e atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A turma CEESA 2017 encontra-se autorizada através do processo nº 018314/2012-86.

Coordenação: Isaac Volschan Jr. e Iene Christie Figueiredo - Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente - Escola Politécnica da UFRJ

Local: Escola Politécnica da UFRJ - Centro de Tecnologia - Bloco D - sala 202

 Clique para conhecer a ementa e a programação analítica
1.Poluição e Qualidade das Águas
   Profª. Isaac Volschan Jr
6.Sistemas de Esgotamento Sanitário: 40h/aula
    Prof. Monica Pena
2.Gestão Ambiental: 40h/aula
   Profª. Monica Pertel
7.Resíduos Sólidos Urbanos: 40h/aula
    Prof. Katia Montechiari e Prof. Diego Fonseca
3.Hidráulica Aplicada: 20h/aula
   Prof. Jorge Prodanoff
8.Tratamento de Águas de Abastecimento: 40h/aula
    Profª. Iene Christie Figueiredo
4.Hidrologia Aplicada: 20h/aula
   Prof. Paulo Renato Junqueira Barbosa
9.Tratamento de Esgotos Sanitários: 40h/aula
    Prof. Eduardo Pacheco Jordão e Prof. Isaac Volschan Jr
 5.Sistemas de Drenagem Pluvial Urbana: 40h/aula
   Prof. Paulo Renato Junqueira Barbosa e Prof. Jorge Prodanoff
10.Sistemas de Abastecimento de Água: 40 horas-aula
    Prof. Monica Pena e Prof. Iene Figueiredo

Confira AQUI o calendário do curso 2020


Informações
Secretaria DRHIMA
Telefone: 3938-7998
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Topo