Carga horária – 40h

Profª. Monica Pena

Ementa: Unidades Componentes, Estudos de Concepção e Plano Diretor, Estudos Demográficos, Tipos de Consumidores, Vazões de Consumo, Captação: Água Subterrânea e Águas Superficiais, Tomadas d’água e Reservatórios de Acumulação, Adução em Condutos Forçados, Adução por Canais, Sistema de Bombeamento e Recalque - Estações Elevatórias, Reservatórios de Distribuição, Rede de Distribuição: Conceituação, Planejamento, Materiais, Aspectos Construtivos Distribuição em Marcha e em Malhas: Projeto e Normas.

Programação Analítica:

1. 1. Concepção de sistemas urbanos de abastecimento de água. Consumo de água: vazões específicas e coeficientes de variação.
    2. Horizontes de projeto. Crescimento demográfico e população de projeto.
    3. Mananciais de abastecimento: águas superficiais e subterrâneas. Estruturas hidráulicas de captação de águas: barragens de nível e de regularização e canais de derivação.
    4. Hidráulica dos sistemas de adução: escoamento livre, condutos forçados por gravidade e por bombeamento.
    5. Estações elevatórias de água: bombas e curvas características.
    6. Dimensionamento e traçado de adutoras.
    7. Reservação: finalidade, tipos e características dos reservatórios. Dimensionamento e projeto de reservatórios.
    8. Rede de distribuição: definições e tipos de traçado.
    9. Dimensionamento pelos métodos dos seccionamentos fictícios e de Hardy-Cross.
    10. Operação, manutenção, medição e controle de perdas em sistemas de abastecimento de água.

Carga horária – 40h

Profº. Paulo Renato Junqueira Barbosa

Ementa: A Drenagem no Contexto Urbano; Impactos da Urbanização; Medidas Estruturais e Não Estruturais; Controle de Enchentes; Plano Diretor; Escoamento Superficial; Classificação dos Escoamentos em Rios e Canais; Hidráulica em Escoamentos a Superfície Livre; Canais de Macrodrenagem: Coeficientes de Rugosidade, Canais de Seção Composta e Mista, Velocidades Máximas e Mínimas; Perdas de Carga em Singularidades; Freeboard; Macrodrenagem: Sistemas de Galerias de Águas Pluviais; Elementos Básicos; Vazões de Projeto, Critérios e Normas do Dimensionamento Hidráulico; Técnicas Compensatórias.

Programação Analítica:

1. 1. Ciclo hidrológico urbano. Objetivos e importância dos sistemas de drenagem. Impacto da urbanização no ciclo hidrológico urbano. Tipos de enchentes.
    2. Conceito de drenagem. História da drenagem pluvial urbana.
    3. Sistemas de microdrenagem: estudos hidrológicos e hidráulicos. Método racional e vazão de projeto.
    4. Captação das águas pluviais: ruas sargetas, cruzamentos, bocas de lobo, galerias.
    5. Sistemas de microdrenagem. Método de Ven Te Chow. Dimensionamento de canais. Estruturas especiais. Aspectos construtivos. Bueiros.
    6. Planejamento, dimensionamento e projeto de sistemas de microdrenagem.
    7. Planejamento, dimensionamento e projeto de sistemas de macrodrenagem.
    8. Conceito de Melhores Práticas de Gerenciamento (BMPs) e de Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID). Técnicas compensatórias.
    9. Planos Diretores de Drenagem Urbana.
    10. Visita a uma instalação de controle de enchentes urbanas.

Carga horária - 20h

Profº. Afonso de Araújo e Osvaldo Rezende

Ementa: O Ciclo da Água; Sazonalidade; Umidade; Formação de Nuvens; Tipos e Formas de Precipitação; Bacia Hidrográfica; Aquíferos Subterrâneos; Balanço Hídrico; Modelos Matemáticos Chuva x Vazão; Infiltração, Evaporação e Evapotranspiração: conceito, medição; Medição de Chuva; Tratamento dos Dados; Hietograma; Medição de Vazão; Métodos de Medição; Hidrogramas; Curva-chave; Regime dos Cursos d’Água; (Curva de Permanência – Diagrama de Rippl); Chuvas Intensas; Hidrograma Unitário; O Método Racional.

Programação Analítica:

1. 1. Introdução. Ciclo Hidrológico. Função da Hidrologia na Engenharia. Caracterização de Bacia Hidrográfica.
    2. Formas de medição de sistemas hidrológicos. Precipitações atmosféricas. Grandezas características e pluviometria. Análise de dados: consistência e análise estatística. Cálculo de precipitações médias (métodos das isoietas e de Thiessen). Evapotranspiração. Infiltração. Medição de vazão e curva chave. Vazões médias.
    3. Conceito de séries temporais. Análise de séries e emprego de distribuições de probabilidades para grandezas hidrológicas. Estudos de séries hidrológicas. Hidrograma Unitário. Escoamento superficial. Problemas típicos de aplicação de drenagem à Engenharia.
    4. Controle de cheias. Análise de hidrogramas de vazão para cálculo do volume da enchente. Regularização de vazões. Variabilidade sazonal de vazões fluviais. Método de Rippl. Cálculo de vazões de projeto. Propagação de vazões em reservatórios e rios.
    5. Introdução a sistemas de transporte em águas subterrâneas. Lei de Darcy. Ensaio de transmissibilidade. Uso de aqüíferos em sistemas de abastecimento de água.

Subcategorias