logoHomeInferior

 

Ementa: Ciclo hidrológico. Balanço hídrico. Características físicas das bacias hidrográficas. Características climáticas. Instrumentos de medição. Precipitação. Evapotranspiração. Infiltração. Medição de vazão e curva chave. Vazões médias. Curvas de duração: regularização. Geração de séries sintéticas. Operação de reservatórios. Vazões máximas e mínimas: distribuição de freqüência, hidrograma unitário. Propagação de ondas: amortecimento em reservatórios, amortecimento em canais. Modelo matemático de transformação de chuva-vazão. Água subterrânea: princípios e ensaios para exploração. Coeficientes de transmissibilidade hídrica.

Programação Analítica:

  1. 1. Introdução. Ciclo Hidrológico. Função da Hidrologia na Engenharia. Caracterização de Bacia Hidrográfica.
    2. Formas de medição de sistemas hidrológicos. Precipitações atmosféricas. Grandezas características e pluviometria. Análise de dados: consistência e análise estatística. Cálculo de precipitações médias (métodos das isoietas e de Thiessen). Evapotranspiração. Infiltração. Medição de vazão e curva chave. Vazões médias.
    3. Conceito de séries temporais. Análise de séries e emprego de distribuições de probabilidades para grandezas hidrológicas. Estudos de séries hidrológicas. Hidrograma Unitário. Escoamento superficial. Problemas típicos de aplicação de drenagem à Engenharia.
    4. Controle de cheias. Análise de hidrogramas de vazão para cálculo do volume da enchente. Regularização de vazões. Variabilidade sazonal de vazões fluviais. Método de Rippl. Cálculo de vazões de projeto. Propagação de vazões em reservatórios e rios.
    5. Introdução a sistemas de transporte em águas subterrâneas. Lei de Darcy. Ensaio de transmissibilidade. Uso de aqüíferos em sistemas de abastecimento de água.

Para mais informações:
Secretaria DRHIMA
Telefone: 3938-7982 / 3938-7994 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Topo