logoHomeInferior

Carga horária – 40h/aula

Ementa: Ciclo hidrológico urbano. Objetivos e importância dos sistemas de drenagem. Impacto da urbanização no ciclo hidrológico urbano.  Tipos de enchentes. Conceito de drenagem. História da drenagem pluvial urbana. Sistemas de microdrenagem: estudos hidrológicos e hidráulicos. Método racional e vazão de projeto. Captação das águas pluviais: ruas sargetas, cruzamentos, bocas de lobo, galerias. Sistemas de microdrenagem. Método de Ven Te Chow. Dimensionamento de canais. Estruturas especiais. Aspectos construtivos. Bueiros. Considerações teóricas. Planejamento, dimensionamento e projeto de sistemas de micro e macrodrenagem. Conceito de Melhores Práticas de Gerenciamento (BMPs). Conceito de Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID). Técnicas compensatórias.  Planos Diretores de Drenagem Urbana.

Programação Analítica:

  1. 1. Ciclo hidrológico urbano. Objetivos e importância dos sistemas de drenagem. Impacto da urbanização no ciclo hidrológico urbano. Tipos de enchentes.
    2. Conceito de drenagem. História da drenagem pluvial urbana.
    3. Sistemas de microdrenagem: estudos hidrológicos e hidráulicos. Método racional e vazão de projeto.
    4. Captação das águas pluviais: ruas sargetas, cruzamentos, bocas de lobo, galerias.
    5. Sistemas de microdrenagem. Método de Ven Te Chow. Dimensionamento de canais. Estruturas especiais. Aspectos construtivos. Bueiros.
    6. Planejamento, dimensionamento e projeto de sistemas de microdrenagem.
    7. Planejamento, dimensionamento e projeto de sistemas de macrodrenagem.
    8. Conceito de Melhores Práticas de Gerenciamento (BMPs) e de Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID). Técnicas compensatórias.
    9. Planos Diretores de Drenagem Urbana.
    10. Visita a uma instalação de controle de enchentes urbanas.

Para mais informações:
Secretaria DRHIMA
Telefone: 3938-7982 / 3938-7994 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Topo