logoHomeInferior 1

Notícias


estiagem drhimaSeca no Rio Guapi-Macacu pode prejudicar abastecimento da Região Metropolitana

Dois anos após a crise hídrica que deixou o estado do Rio à beira de um colapso, a situação voltou a ficar preocupante na Região Metropolitana e há um alerta para o risco de racionamento de água. A estiagem, a três meses do verão e aos 45 minutos do segundo tempo do inverno, provocou a redução da quantidade de água nos rios Guapiaçu e Macacu, de onde a Cedae faz a captação para o sistema Imunana-Laranjal, que abastece três milhões de pessoas das cidades de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, parte de Maricá e a Ilha de Paquetá.

1º: Situação da seca é grave

A subsecretária de Segurança Hídrica e Governança das Águas, Eliane Barbosa, da Secretaria estadual do Ambiente, faz um alerta para a gravidade da situação do Rio Guapi-Macacu.

— O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) tem uma estação de medição próximo ao local onde a Cedae faz a captação de água. A marcação está abaixo de 2,11 metros, 20% a menos do que deveria estar. Quando o nível está acima dessa marca não tem problema de captação. Ainda não é uma situação crítica severa, mas é uma situação de alerta, já caminhando para a possibilidade de suspensão do abastecimento ou de rodízios, como foi feito em São Paulo, em 2015, durante a crise do Rio Paraíba do Sul — afirma.

Veja a matéria na íntegra aqui

Topo