O Centro Experimental de Saneamento Ambiental da UFRJ (CESA/UFRJ) é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão, subordinado ao Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica e tem como principal missão atender aos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFRJ.
Ocupando área de 2.500 m² e localizado em um dos acessos principais da Cidade Universitária da UFRJ, o CESA/UFRJ teve origem no projeto UFRJ-HIDRO, conduzido no âmbito do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (Edital MCT/FINEP/CT-HIDRO no.1). Com a presença do Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), o CESA/UFRJ foi inaugurado em Junho de 2004.
O CESA/UFRJ consiste em um conjunto de instalações em escala piloto, contemplando os simuladores de águas urbanas e as unidades de tratamento de esgotos. Na Sala de Aula Prof. Eduardo Pacheco Jordão são conduzidas atividades regulares de disciplinas dos cursos de graduação e pósgraduação. As análises físico-químicas e biológicas relativas ao monitoramento de efluentes são realizadas nas instalações do Laboratório de Engenharia do Meio Ambiente (LEMA).
O CESA/UFRJ é uma das mais diversificadas instalações do país para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e capacitação em saneamento ambiental, fazendo parte do grupo de laboratórios e instalações piloto que compõem o Programa PROSAB (FINEP/CNPq), a Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (FINEP/MCidades), e o Programa Habitação e Saneamento (FINEP/CNPq). A partir de 2017, o CESA/UFRJ integra a rede laboratórios especializados que consolida o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ETEs Sustentáveis (CNPq).
Semanalmente, o CESA/UFRJ é visitado por diferentes instituições de pesquisa e de ensino superior, de ensino médio, associações científicas, empresas operadoras e prefeituras municipais, fazendo com que também assuma o papel institucional de disseminador do conhecimento sobre saneamento ambiental, bem como sobre as causas, efeitos e ações de controle da poluição das águas.
Em função de sua dimensão, natureza e complexidade, a condução diária das atividades do laboratório requer a permanente assistência de profissionais encarregados por sua manutenção e operação, e que inclui a realização de reparos hidráulicos e elétricos, além da manutenção de condições adequadas de higiente e limpeza.
Para mais informações: www.saneamento.poli.ufrj.br