Carga horária – 40h/aula

Profª. Monica Pena

Ementa: Elementos Componentes, Concepção da Rede, Órgãos Acessórios, Sistemas Alternativos; Ligações Prediais; Vazões de Esgotos; Rede Coletora: Localização, Aspectos Econômicos, Materiais Empregados; Projeto: Hidráulica dos Coletores e Critérios de Dimensionamento; Estação Elevatória de Esgotos: Tipos de Bombas e Sistemas de Controle e Operação, Tubulações e Peças Especiais; Projeto: Critérios de Dimensionamento; Interceptores e Emissários Terrestres: Projeto e Critérios de Dimensionamento, Remanso; Sifões Invertidos.

Programação Analítica:

1. Introdução. Concepção e Partes Integrantes
  2. Concepção e Partes Integrantes (continuação). Estimativa de vazões e Trabalho Prático
  3. Rede coletora de esgotos: traçado em planta e em perfil; órgãos acessórios
  4. Aula prática CEESA. Critérios de projeto de coletores